Festival do 25º Aniversário do Aikido na SFUAP

O dojo da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense, SFUAP, comemorou um quarto de século de vida no último sábado, 11 de Novembro, no seu complexo desportivo, na Cova da Piedade, Almada. Esta efeméride coincidiu com o 128º aniversário da instituição SFUAP e com o 12º aniversário da Associação Cultural Portuguesa de Aikido, ACPA.

O programa do festival começou com um Encontro Técnico da ACPA, que teve uma duração de mais de hora e meia, aberto a todas as os praticantes dos Clubes convidados, e cujo conteúdo abordou fundamentalmente diversas técnicas de projecção em kokyu.

Neste triplo aniversário, estiveram presentes treze dojos pertencentes à ACPA e três convidados especiais que, antes da cerimónia comemorativa, participaram em demonstrações das diferentes modalidades presentes, Aikido, Iaido e Jodo. 

Logo após o final do Encontro Técnico teve lugar uma cerimónia de entrega de diplomas de graduação, onde foram atribuídos, o grau de 7º Dan ACPA a José Azevedo e Silva, um conhecido decano do Aikido Nacional, de 6º Dan ACPA a Agostinho Vaz, com 40 anos de Aikido em Portugal e anfitrião deste festival e, ainda, o 5º Dan ACPA, a Francisco Leotte, uma personalidade influente no Aikido e na vida associativa nacional.

O festival continuou com demonstrações de Aikido, Iaido e Jodo. Um dos dojos convidados, “Estrelas do Feijó”, esteve presente com os seus praticantes, sob a orientação do mestre Joaquim Caleiro, 6º Dan, outro dos decanos portugueses na arte do Aikido, que já tinha sido convidado durante o Encontro Técnico para demonstrar algumas técnicas.

A demonstração de Jodo esteve a cargo do Zenshinkan, Iado Clube de Lisboa, sob a orientação do mestre Joaquim Mendes, 4º Dan de Jodo, também praticante de Iaido há mais de 20 anos. A demonstração da versatilidade do simples bastão de madeira (jo) contra um adversário com uma espada japonesa.

O Iaido, a arte de manejar o sabre Japonês, esteve representado pela classe da SFUAP. A demonstração de séries técnicas (katas), esteva a cargo de quatro dos seus praticantes, que mostraram uma das características do Iaido que é desembainhar o sabre e cortar num só movimento, reagindo a um ataque surpresa.

Entretanto, as demonstrações de Aikido que se estenderam pela tarde, estiveram a cargo do dojo do Centro Shotokai de Queluz, do Lisboa Ginásio Clube e do Clube Nacional de Ginástica. 

Ainda no grupo dos dojos da margem norte do Tejo, estiveram representados o Real Sport Clube, o Progresso Clube, o Sport Algés e Dafundo, bem como a Academia de Defesa Pessoal - Moisés Frutuoso e o Núcleo de Basquetebol de Queluz. 

Da margem sul estiveram presentes os dojos do Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional e da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense, assim como o da Sociedade Recreativa Baixa da Serra e, ainda, a Academia de Judo do Barreiro.

O ciclo de demonstrações no tapete terminou com uma cerimónia de entrega de lembranças do evento aos diversos dojos presentes, às entidades que o apoiaram, onde estava integrada a Federação Portuguesa de Aikido, e, ainda, ao responsável pela colectividade piedense.

A cerimónia terminou ao fim da tarde com o agradecimento do anfitrião a todos os participante nesta excelente jornada de Aikido, com uma palava de congratulação e votos de que a arte possa evoluir com o contributo de todos, do presidente da ACPA, Nelson Capote e, ainda um agradecimento especial pela presença de todos por parte do responsável da colectividade. 

A culminar o dia e a sessão comemorativa, houve ainda tempo para o tradicional bolo de aniversário - cuja cobertura reproduzia o cartaz do evento – cortado a preceito por um sabre japonês.

A Federação Portuguesa de Aikido esteve presente no Encontro Técnico, nas cerimónias de atribuição de graduações e de distribuição de lembranças, bem como na sessão festiva e ritual de corte do bolo de aniversário, onde foram parabenizados os 128 anos do clube local, os 25 anos de ensino e prática de Aikido e os 12 anos de existência da ACPA.

                                 Imagens em vídeo deste evento estarão em breve disponíveis no facebook da FPA.