Enquanto a Federação Internacional de Aikido prepara já o próximo seminário de Aikido Para Crianças, na Holanda, em Novembro próximo, publicou um artigo no seu site que contempla a execução de um programa de Aikido dedicado a crianças levado a cabo pelo shihan Renato Filippin e esposa Amadea Thoma, no seu dojo em St. Gallen, Suíça.
Renato Filippin shihan começou a prática de Aikido em 1963 e foi promovido a shodan por Tamura sensei, em 1971. Foi ainda aluno de Tada sensei e participou na fundação da organização Aikikai suíça. Filippin shihan é ainda professor de Aikido oficial da Universidade St. Gallen.
Em 1984, tentou dar início a uma classe de crianças, mas foi só em 2007 que, com a colaboração da mulher, deu início a uma classe dedicada exclusivamente a crianças. Começaram com os seus dois filhos e, todos os 4 a 6 meses, o número de crianças duplicava. Ao fim de um ano e meio foram obrigados a organizar aulas por faixas etárias.
O interesse (e a pressão) dos pais foi crescendo e, em pouco tempo, já tinham 12 crianças dos 4 aos 7 anos, continuando com as classes dos 7-10 e acima dos 10. Hoje, o dojo possui 7 grupos, e já existem alguns alunos no escalão dos mais velhos (até aos 17), que se preparam para exame de shodan.
Os princípios e a filosofia que hoje transmite aos alunos são os mesmos que recebeu dos seus professores que já os tinham recebido do O-Sensei. Um dos pontos fortes do ensino que aplica está relacionado com a ligação unificação-harmonia. A transmissão de competências técnicas e precisão dos movimentos básicos é outra vertente que defende como essencial.
Salienta ainda que o começo do ensino é particularmente difícil, uma vez que não dispõe de outras crianças (ou mesmo de outros praticantes mais velhos), ou seja, modelos que possam servir de exemplo para os mais novos, quer em termos técnicos, quer em matéria de etiqueta.
Destaca também o entendimento que deve existir com o tipo de motivações para manter a sua prática, realçando que é mais fácil inseri-las num grupo onde já estão praticantes mais avançados
Renato Filippin shihan responde ainda a questões relacionadas com a transmissão de ensinamentos que acrescentem valor à aprendizagem; com a satisfação resultante do ensino das crianças, o seu transbordante entusiasmo, alegria, espontaneidade e energia; com o(s) método(s) de ensino que foi observando e estudando, defendendo uma partilha efectiva de processos; sobre a(s) adaptação(ões) país a país e as diferenças culturais.
Aborda ainda certos princípios técnicos capazes de criar diferença e motivar o praticante, e avança considerações acerca da integração sociocultural das crianças, como devem criar força de vontade e praticar com regularidade. Volta a defender a troca de ideias e de práticas como factor de desenvolvimento e não de unicidade.
Original em:
http://www.aikido-international.org/main-menu-archives/articles-2/47-aik...