No último domingo de Outubro, Vila Franca de Xira foi palco do VII Encontro Nacional De Aikido Para Crianças e Jovens. Organizado pela Federação Portuguesa de Aikido (FPA), o evento teve lugar no pavilhão da União Desportiva Vilafranquense (UDV), num dia que teve a particularidade de possuir 25 horas.
Aproveitando o tempo primaveril que se tem feito sentir em Portugal nesta época, estiveram no tapete 79 praticantes, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos, e 11 professores, pertencentes a 7 dojos de 3 Associações de Aikido nacionais, Associação Desportiva de Aikido de Setúbal (ADAS), Associação Cultural Portuguesa de Aikido (ACPA) e Associação Portuguesa de Aikido e Disciplinas Associadas (APADA).
Em representação da APADA, esteve presente o dojo da Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense, com 3 alunos e 3 professores. Por parte da ACPA, estiveram no tapete 5 alunos e um professor pelo Real Sport Clube, e ainda 7 alunos e um professor pela União Desportiva Vilafranquense.
Da Margem Sul, estiveram presentes 10 alunos e um professor pela Academia de Judo do Barreiro e pela Sociedade Filarmónica União Agrícola, bem como a mais extensa delegação de crianças e jovens presente, com 23 alunos e 2 professores pela Siderurgia Nacional. Em representação da ACPA, estiveram ainda presentes 9 alunos e um professor pela Sociedade Recreativa Baixa da Serra. De Setúbal, vieram 19 alunos e um professor, em representação da ADAS.
O evento contou ainda com 145 pais e acompanhantes, perfazendo um total de 235 pessoas entre alunos, professores, pais e acopanhantes. A Federação envolveu 7 elementos na organização e teve o apoio da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (CMVFX) e da União Desportiva Vilafranquense (UDV).
Este Encontro recebeu ainda a preciosa ajuda do Sensei Rogério Diogo, professor do dojo de Vila Franca, integrado na ACPA, na montagem dos cerca de 100 tapetes no pavilhão e nas restantes infraestruturas de apoio ao evento.
O Encontro teve início pouco depois das 15 horas e prolongou-se até pouco depois das 16, uma hora que começou com exercícios de aquecimento, passou por movimentações dedicadas, algumas brincadeiras e terminou com técnicas de base adequadas às idades das crianças e jovens que evoluíram no tapete.
Após um breve intervalo, todos voltaram ao tapete para darem continuidade ao treino. Durante a hora seguinte, agora com uma vertente mais técnica, o treino contemplou, entre outras práticas, quedas (ukemi), esquivas e reposicionamento corporal (tai sabaki) e projeções (nage).
No final do encontro, teve lugar um cerimonial de encerramento, onde o presidente da FPA, Miguel Sendim, a sra. Vereadora da CMVFX, Fátima Antunes, o presidente da comissão técnica da FPA, professor Agostinho Vaz e o professor Jean-Marc Duclos, da APADA, entregaram a todos alunos e professores presentes, os respectivos diplomas de participação.
A cerimónia final contou ainda com a entrega de uma singela lembrança da FPA à representante da CMVFX, Fátima Antunes, e a Rogério Diogo, em representação do presidente da Comissão Administrativa da UDV.
O presidente da FPA deu por encerrada a cerimónia com uma última intervenção, na qual agradeceu a presença de todos, alunos, professores, pais e acompanhantes dos pequenos aikidocas que dedicaram a tarde domingo à prática da arte do Aikido, convidando todos para o lanche subsequente.
Houve ainda lugar para a tradicional sessão de fotografias com todos os praticantes, professores, coordenador, e representantes das restantes entidades envolvidas no Encontro, CMVFX, UDV e FPA, tendo logo após cessado todas as actividades no tapete.
O VII Encontro Nacional De Aikido Para Crianças e Jovens encerrou com um lanche oferecido aos jovens, professores, pais e acompanhantes, no último andar do pavilhão da UDV.
Tenha acesso a mais imagens do evento através do facebook da Federação Portuguesa de Aikido.