VIII ENCONTRO DE AIKIDO PARA CRIANÇAS E JOVENS

Em Portugal, praticamente um, cada três praticantes de Aikido, é uma criança. Isto é, dos 1400 praticantes efectivos em 2019, 400 são crianças, cerca de 30 por cento da população aikidoca nacional, número que tem subido na última década.

Este ano, o Encontro de Aikido para Crianças e Jovens, EACJ, organizado pela Federação Portuguesa de Aikido, FPA, teve lugar no último dia 2 de Novembro, no Seixal, nas instalações do Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional.

Integrando na 36ª Seixalíada, as II JORNADAS NACIONAIS DE AIKIDO PARA CRIANÇAS E JOVENS, contemplaram um vasto leque de actividades que envolveram perto de quatrocentas pessoas, entre praticantes, treinadores, acompanhantes e organizadores.

Do programa, destaram-se ainda durante a manhã, passeios locais no Seixal, que envolveram os jovens praticantes e os respectivos treinadores, numa salutar jornada cultural.

No espaço desportivo da Siderurgia Nacional, estiveram presentes 120 praticantes e 20 treinadores, organizados em três áreas de treino, com 100 m2 cada. A assistir nas bancadas, estiveram cerca de 250 acompanhantes dos ateletas.

O evento envolveu dez Associações, ACPA, Saya No Uchi, Shin Gi Tai, AAS, ADAS, APADA, Sora Dojo em representação da Sansuikai Portugal, UNBU, APASD e ACAT, por intermédio da Associação Tenchi Coimbra.

Os conteúdos técnicos, adaptados a jovens e crianças, basearam-se nos princípios do Aikido dirigidos aos mais novos e às técnicas avançadas para os mais experientes. Todos, porém, partilharam também momentos de brincadeira e boa disposição.

O evento apoiou a Operação Nariz Vermelho, associando todos os participantes ao ambiente de solidariedade e à missão que a IPSS Doutores Palhaços tem vindo a concretizar, e que materializa num programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses.

A ideia das Jornadas vai mais além do que o treino no tapete. Pais e acompanhantes são convidados a integrarem actividades lúdicas, os dirigentes organizam-se em redor da discussão de actividades adicionais, enquanto os treinadores pensam sobre questões técnicas relacionadas com o ensino dos escalões jovens.

 

Tal como na Jornada anterior, a cobertura mediática do evento realizado no pavilhão da Casa do Pessoal da Siderurgia Nacional, em Paio Pires, esteve a cargo de uma equipa da RTP que acompanhou toda a evolução do ontecimento, de onde resultou o vídeo publicado em https://www.facebook.com/ideiasecompanhias/videos/511906362694323/

 

Outra congratulação de destaque veio da Casa Civil do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que não pode estar presente na ocasião, mas felicitou a Coordenação do Programa Autónomo de Aikido para Crianças e Jovens, “pelo interesse e mérito desta iniciativa”, formulando votos de maiores sucessos.