Projecto AIKIDO PARA PESSOAS SURDAS

 

A FPA tem já adjudicada uma equipa de dois professores com experiência naquela área, aguardando-se para breve a oficializção desta colaboração no sentido de, num futuro muito próximo, podermos desenvolver o projecto de Aikido para Pessoas Surdas.

Esta iniciativa integrará o Projecto SportSign (Sign Language Index for Sport and Physical Education) liderado pelo ISMAI – Instituto Supeior da Maia - e cofinanciado pela União Europeia através do Programa Erasmus+.

O Aikido para Pessoas Surdas foi proposto pela coordenadora do projecto, Dra. Maria Fátima Sarmento, do ISMAI, e aprovado por todos os parceiros – organizações de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Eslováquia – em reunião de Novembro último.

Neste âmbito, está agendada uma deslocação do coordenador desta área da FPA, Sensei Belarmino Martins, e do Sensei Vasco Oliveira, da mesma equipa FPA, ambos da APADA, no sentido de dar continuidade aos contactos já existentes e à elaboração de um glossário de Aikido dirigido às pessoas surdas.

O projecto, cujo arranque se encontra em fase avançada, já foi alvo de notícia por parte do ISMAI.

https://www.ismai.pt/pt/noticias_/Paginas/2019/Projetos2019/SportSign_Noticia3.aspx

Em breve, a FPA divulgará outros desenvolvimentos no que respeita a este projecto.